Evento online discute a desburocratização do ambiente de negócios por meio de plataformas digitais em Paragominas

Prefeitura e startup discutem a importância do atendimento digital na retomada econômica.

Qualquer pessoa pode se inscrever para o evento, que ocorre nos dias 5 e 6 de agosto.

Paragominas quer simplificar o processo de abertura e licenciamento de empresas. Divulgação Estão abertas a inscrições para um evento totalmente online e gratuito que vai discutir a retomada econômica nos municípios paraenses, nos dias 5 e 6 de agosto.

O GovSummit Desenvolve Cidade 2020/ Paragominas marca o lançamento da primeira plataforma para licenciamento, abertura, alteração de dados cadastrais, renovação e baixa de empresa na cidade de Paragominas, no sudeste do Pará. O evento é uma realização da Prefeitura da cidade e da startup Desevolve Cidade.

Qualquer pessoa pode se inscrever no site para participar do evento, que coloca em pauta assuntos como a necessidade da desburocratização do ambiente de negócios nas cidades e a chegada de plataformas como a Empresa Digital, que, por meio de um protocolo digital único, elimina uma série de procedimentos e custos para a administração pública e para o empreendedor. Segundo o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o atendimento presencial tem um custo médio de R$ 43,68 por processo, enquanto o atendimento digital pode reduzir esse valor para R$ 1,20, ou seja, uma economia de mais de 97% em recursos públicos.

“A oferta de serviços públicos digitais para esta área, em um momento tão desafiador de enfrentamento desta pandemia do Covid-19, além de eliminar a burocracia, permite que mais pessoas empreendam, fazendo a roda da economia girar.

Isso melhora o ambiente de negócio, dinamizando a economia, gerando emprego, renda e desenvolvimento para o nosso município", afirma o prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins. Multiplataforma Tem como foco a integração entre os órgãos de registro e de licenciamento de atividades econômicas por meio de um protocolo digital único, que elimina o uso de papel, além de extinguir o excesso de procedimentos e os deslocamentos entre os órgãos por parte de empreendedores e profissionais responsáveis pela legalização do negócio. A multiplataforma já está em funcionamento nas cidades de Benevides, Parauapebas e, no mês de agosto, será lançada em Vitória do Xingu.

A Empresa Digital disponibiliza serviços públicos digitais para autorização de processos de licenciamento urbanístico, ambiental, sanitário e de localização e funcionamento.

Além disso, estes processos de licenciamento são integrados em tempo real ao Sistema de Gerenciamento de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros, para viabilizar a liberação integral das atividades econômicas no município. Serviço: Evento: GOVSummit 2020 Paragominas Data: 5 e 6 de agosto Horário: 9h, 15h e 17h Informações no site Canais: Facebook, YouTube e Obs Studio Inscrições no link
Categoria:Pará